Abra a porta!

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo.”
Apocalipse 3.20

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Memória e raciocínio vegetal: será que é possível?

A matéria publicada na edição eletrônica do Diário do Pará em julho deste ano trouxe à tona uma pesquisa realizada na Universidade de Varsóvia de Ciências da Vida acerca da possibilidade de plantas reterem informações sobre o seu ambiente e utilizarem esta informação para sua adaptação.

Arabidopsis thaliana (Imagem original em Katholieke Universiteith Leuven)
A pesquisa coordenada pelo professor Stanislaw Karpinski utilizou a espécie Arabidopsis thaliana, pertencente à família da mostarda, partindo da hipótese de que os sinais químicos poderiam percorrer toda a planta. Segundo a pesquisa, esses vegetais possuem uma forma primitiva de memória, aprendizado e raciocínio, e são capazes de reter informações sobre o ambiente.

Outra pesquisa, realizada em 2007 por pesquisadores holandeses com trevos da espécie Trifolium repens, já demonstrava que os indivíduos desta espécie de trevo estavam interconectados e alertavam uns aos outros sobre a presença de lagartas parasitas e, assim, estes indivíduos reagiam à ameaça deixando suas folhas mais duras e menos apetitosas.

Veja a matéria completa no Diário do Pará.

Outros links:
Revista Abril
Revista Superinteressante

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Saudades dos que estão no lado de lá!

Hoje é o dia dedicado aos mortos. Aquelas pessoas queridas que não caminham mais sobre a Terra em seu veículo físico. Muitos se foram sem avisar, de uma hora para outra. Outros tantos amargaram longos períodos de lutas contra doenças ou contra a idade avançada que aos poucos retira nossas faculdades. Há também aqueles que foram-nos tirados abruptamente, de forma injusta.

Muitos vêem este dia com indiferença. Mais um feriado para ir à praia. "Que feriado é hoje mesmo? Ah, Finados... Que estejam em paz!". Afinal, vou comemorar que estou vivo enquanto não faço parte dos finados... Alguns lembram e fazem uma oração... em casa, no cemitério, na igreja do credo que for... Uns oram com uma tristeza sofrida, com rebeldia, uma não-conformidade... "Por que o Pai Celestial te tirou de nós?"... "Não consigo viver sem ti!"... "Fostes embora tão jovem!" ... "Não consegui pedir perdão!"... "Não consegui dizer o quanto te amava!"... Ah sim, a maioria leva flores... para perfumar e embelezar a "última morada"... ou para nos lembrar que somos tão efêmeros sobre a Terra quanto essas mesmas flores??

E se... nossos queridos lá estivessem a nos abraçar, contudo em outro plano de existência? Quão belo é saber que os poderemos ver de novo, conversar e estar junto s mais uma vez! "Aguenta ai, quando eu terminar meus assuntos aqui na Terra eu volto!" ... "Saudades de ti... manda um alô para todos da família que estão contigo!" ... "Me dá uma mão, manda algumas energias boas que o bicho está pegando aqui!"...

Que vida mais sem graça se fosse restrita a nascer - crescer - morrer e ponto final. Onde está a razão disso? E aqueles que só fazem besteiras na vida, não tem uma segunda chance? Não podem recomeçar, mostrar que têm uma centelha divina pulsante e ansiosa para brilhar? Claro que sim! Tão misericordioso é o Pai que nos permite voltar à carne para redimir-nos de nossos débitos! Nestas idas e vindas que ficamos separados de nossos entes queridos, aliás, nossas "almas afins". Bem lá no fundo sabemos que é apenas temporário. O que é nossa vida aqui na Terra ante a eternidade? Apenas um instante.

"Nascer, morrer, renascer ainda, e progredir sempre, tal é a lei." - Allan Kardec

Sabendo que a verdadeira vida é a vida do Espírito, me pergunto se estes no outro plano também comemoram o "Dia de Finados", sendo que para eles os mortos somos nós aqui na Terra. Eles lá pelo menos tem a certeza absoluta de que retornaremos. Por aqui muitos ainda duvidam. O mais importante é não guardar mágoa, revolta, dor, raiva... contra outrém ou contra Deus por nossos entes queridos não estarem mais conosco na Terra em carne e osso. Nem culpar-se por não ter dito ou desdito algo antes de partirem. Deve-se agradecer ao Pai a oportunidade de compartilhar maravilhosos momentos com eles aqui e a alegria de ter uma eternidade para compartilhar juntos!

Ao Pai Celestial rendo graças pela Boa Nova do Cristo e pela Vida Eterna! Que assim seja!