Abra a porta!

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo.”
Apocalipse 3.20

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A força do pensamento positivo

A matéria on line da Revista Planeta Terra, edição de março/2009, trouxe um compilado de estudos realizados nos últimos anos sobre o assunto desse post, procurando enfatizar os resultados benéficos para a saúde das pessoas que cultivam pensamentos positivos no dia-a-dia.

Embora nem todos os tópicos especifiquem onde foram realizadas as pesquisas, ainda assim a matéria ajuda a lançar uma luz sobre o assunto trazendo pontos-chave para a reflexão e citando alguns exemplos que podem ser aplicados ao cotidiano. Ao final da matéria, há um quadro-resumo para aqueles que desejam aprender a mudar o padrão de pensamento com exercícios simples de mentalização positiva.

Quadro-resumo simplificado: como treinar o pensamento para atingir um novo padrão. Citação original no link da matéria.

A matéria completa está disponível neste link.

Contudo, é preciso ter em mente que os resultados de exercícios de mentalização não são imediatos, e é preciso consultar os estudos originais para se ter uma idéia do tempo decorrido até que os primeiros resultados pudessem ser observados.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Pesquisa com terapias alternativas: acupuntura e reiki

Ilustração original da Revista Galileu

Estudos científicos apontam para os efeitos benéficos de tratamentos realizados com as chamadas terapias alternativas. A Revista Galileu disponibilizou em seu site uma matéria que aborda o uso de duas terapias em especial: acupuntura e reiki.

Sobre a utilização da acupuntura para tratamento de dores, pesquisadores da Universidade de Rochester publicaram no último dia 30 de maio um estudo na Revista Nature Neuroscience, que trata sobre a utilização dessa técnica em camundongos com dores nas patas. Maiken Nedergaard é a coordenadora deste estudo.

A experiência com o reiki foi realizada pela equipe do psicobiólogo Ricardo Monezi, da Universidade de São Paulo, em camundongos com câncer, sendo que estes animais foram avaliados quanto à sua resposta imunológica – a capacidade de o organismo destruir tumores. A equipe já está testando a técnica em seres humanos, mas o estudo ainda não está completo.

Confira o link para a reportagem completa aqui.

(via @natal_antonini)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Manifestação mediúnica X Doença mental

Um estudo que iniciou com a tese de Doutorado do professor Alexander Moreira-Almeida, do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2001, pretende “avaliar características da personalidade [do ser humano], ou seja, avaliar vários traços do funcionamento mental e social, para poder tentar traçar um panorama desse grupo ["doentes mentais" e "médiuns"] e ajudar pesquisadores e clínicos com dados mais concretos nessa diferenciação”, conforme publicada no site Terra Magazine.


O grupo ao qual o estudo se refere é o de pessoas que apresentam sinais ainda hoje considerados como de esquizofrenia ou outros quadros psicóticos, nos quais se enquadrariam as pessoas com experiências mediúnicas. Este pode ser um passo importante em direção a uma possível definição científica de mediunidade - ou, pelo menos, sua exclusão do rol de doenças mentais.

Leia a notícia na íntegra clicando aqui.

(notícia compartilhada por @SteinVan)