Abra a porta!

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo.”
Apocalipse 3.20

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Memória e raciocínio vegetal: será que é possível?

A matéria publicada na edição eletrônica do Diário do Pará em julho deste ano trouxe à tona uma pesquisa realizada na Universidade de Varsóvia de Ciências da Vida acerca da possibilidade de plantas reterem informações sobre o seu ambiente e utilizarem esta informação para sua adaptação.

Arabidopsis thaliana (Imagem original em Katholieke Universiteith Leuven)
A pesquisa coordenada pelo professor Stanislaw Karpinski utilizou a espécie Arabidopsis thaliana, pertencente à família da mostarda, partindo da hipótese de que os sinais químicos poderiam percorrer toda a planta. Segundo a pesquisa, esses vegetais possuem uma forma primitiva de memória, aprendizado e raciocínio, e são capazes de reter informações sobre o ambiente.

Outra pesquisa, realizada em 2007 por pesquisadores holandeses com trevos da espécie Trifolium repens, já demonstrava que os indivíduos desta espécie de trevo estavam interconectados e alertavam uns aos outros sobre a presença de lagartas parasitas e, assim, estes indivíduos reagiam à ameaça deixando suas folhas mais duras e menos apetitosas.

Veja a matéria completa no Diário do Pará.

Outros links:
Revista Abril
Revista Superinteressante

Nenhum comentário: